Gosta de comprar bons vinhos e desfrutar em seus melhores momentos?
Uma adega climatizada irá permitir que você armazene suas garrafas de forma adequada, conservando o vinho em perfeitas condições, para que possa consumi-lo em sua melhor forma. Além de dar um charme a mais em sua casa.
Muita gente faz confusão com gelar e conservar. No caso das adegas, elas são feitas para conservar seu vinho por um longo tempo, e não o deixar gelado. Na hora de servir um vinho branco, por exemplo, você pode gelar ele um pouco antes de servir.
Como qualquer outro alimento natural, os vinhos são perecíveis. Se você os colocar em locais onde a temperatura e a umidade tendem a flutuar, eles vão estragar. Mesmo um pico de temperatura brando pode afetar negativamente o vinho.
É por isso que a maioria dos entusiastas do vinho possui adegas, para que possam gerenciar os níveis de temperatura e umidade, sendo o local ideal para acomodar os vinhos adequadamente, conservando suas características e qualidade.
Existem vinhos de guarda que precisam de tempo para ficarem no ponto para serem consumidos, e armazená-los adequadamente fará toda a diferença. E outros vinhos de consumo imediato. Na sua adega, você poderá gerenciar este estoque (existem diversos aplicativos gratuitos que podem te ajudar com isso) e ter sempre um bom vinho para cada ocasião.
A seguir você vai encontrar uma seleção das melhores Adegas Climatizadas, com uma análise detalhada das principais características e benefícios, incluindo os pontos positivos e negativos. Não deixe de conferir, pois vai ajudar na sua escolha.
Análise das 6 Melhores Adegas de Vinho Climatizadas
Veja nossa seleção das melhores adegas climatizadas do mercado, com as melhores classificações em eficiência energética, melhores avaliações de clientes, classificadas pelo número de garrafas e pela caraterística principal pela qual é considerado o melhor.
1 – Philco 16 garrafas
Para quem busca um visual moderno, para vinhos tintos e baixo nível de ruído
A adega climatizada Philco PH16E, tem capacidade para até 16 garrafas e uma variação de temperatura entre 12ºC e 18ºC – indicada para vinho tinto. Seu sistema de refrigeração é termoelétrico – com baixo nível de ruído e boa eficiência energética.
Este modelo vem com display digital para controle de temperatura, localizado na parte externa – evitando ter que abrir a porta à toa e prejudicando a refrigeração. Além de ter a função de travamento de painel automático, que é ativado 12 segundos após o último toque, gerando mais segurança e economia de energia.
Tem um bom espaço interno, com 4 prateleiras deslizantes e removíveis, podendo ser ajustado de acordo com suas necessidades. Além de iluminação em Led para melhor visibilidade das bebidas e maior durabilidade.
A porta é em vidro duplo, isolando melhor a temperatura externa da interna, e tem acabamento espelhado para um visual elegante e moderno, dando um ar de requinte a qualquer ambiente de sua casa.
PRÓS
- Baixo nível de ruído;
- Porta de vidro duplo;
- Acabamento espelhado.
CONTRAS
- Indicada apenas para vinhos tintos;
- Não é uma adega com compressor.
2 – Midea FLEX 30 garrafas
Para quem busca versatilidade, alta capacidade e quer atender a diversas demandas
A Midea Flex é um produto multiuso, que por causa de sua grande amplitude de temperatura (-5 ºC e 18 ºC), pode ser usada como cervejeira, adega ou frigobar, bastando ajustar a temperatura para a função desejada.
Se sua ideia for usar como adega, a grande vantagem é que este modelo pode ser ajustado para qualquer tipo de vinho (branco, tinto, espumante e suas variações).
O sistema de refrigeração é com compressor, garantindo uma perfeita estabilidade de temperatura. E ainda tem um vidro triplo que faz um bom isolamento entre a temperatura externa e interna e permite uma boa visualização dos produtos.
O painel de controle externo é simples de usar e controla temperatura e a iluminação em Led na cor branca, sem precisar abrir a porta.
Tem capacidade de 96 Litros e cabem cerca de 30 garrafas de vinho padrão, em suas 3 prateleiras cromadas reguláveis e removíveis, para melhor adequação a cada necessidade.
PRÓS
- Alta capacidade;
- Frost Free;
- Pode ser utilizado como frigobar, cervejeira ou adega, devido à grande amplitude de temperatura (-5ºC e 18 ºC).
CONTRAS
- Relatos de alguns produtos com defeito.
3 – Philco 12 garrafas
Para quem busca um ótimo custo-benefício, design moderno e não precisa de uma grande capacidade
A adega da Philco para 12 garrafas tem um ótimo custo-benefício, com design moderno e elegante, que inclui uma iluminação interna em Led azul e acabamento espelhado.
Além disso, possui porta de vidro triplo, para melhor visualização do seu conteúdo e que mantém as bebidas protegidas da luz e da temperatura externa.
A temperatura varia entre mínima de 10ºC e máxima de 18ºC, podendo armazenar vinhos branco ou tintos. Se quiser guardar os dois tipos simultaneamente, uma dica é ajustar a temperatura entre 10ºC e 14ºC, colocando as garrafas de vinho tinto na região superior da adega e as garrafas de vinho branco na região inferior da adega (já que o ar frio, por ser mais denso, resfria mais as prateleiras mais baixas).
Um ótimo diferencial, é que comporta até 4 garrafas em pé – ideal para quando sobra um pouco de vinho e você ainda assim quer manter bem armazenado. Ideal para quem usa, por exemplo, Coravin – que retira a bebida da garrafa sem precisar tirar a rolha, mantendo as características do vinho.
Seu sistema de resfriamento é termoelétrico – que faz a troca de calor do ambiente interno da adega para o ambiente externo. Não é ideal para locais muito quentes. Mas é mais silenciosa que os modelos com compressor.
E vem com função para travar o painel, evitando acionamento acidental.
PRÓS
- Bom custo-benefício;
- Função Trava Painel;
- Compartimento para até 4 garrafas em pé.
CONTRAS
- Não é uma adega com compressor.
4 – Brastemp All Black 12 garrafas
Para quem tem uma pequena coleção e busca elegância e qualidade
A adega climatizada Brastemp All Black com capacidade para 12 garrafas é ideal para armazenar adequadamente uma pequena coleção de bons vinhos tintos, já que sua regulação de temperatura vai se 12ºC a 18ºC – conseguindo manter as características e equilíbrio originais por um bom tempo.
Com design moderno, orna muito bem em qualquer ambiente, dando um charme elegante, e tem um tamanho compacto, cabendo em pequenos espaços.
A iluminação interna em Led, a porta de vidro e o painel de controle digital ajudam na hora de escolher o vinho que irá degustar, sem a necessidade de abrir a adega, ajudando a manter a temperatura ideal.
O painel de controle digital é externo e possui um sensor de toque que permite regular a temperatura, além da opção de ligar e desligar a luz interna facilmente.
Este modelo não usa compressor, ela vem com um sistema termoelétrico de refrigeração, que confere certa estabilidade na temperatura e uma menor vibração no compartimento de vinhos, quando comparado a produtos que utilizam compressores, além de ser mais silencioso.
Vem com 5 prateleiras aramadas removíveis, facilitando a organização interna, onde cada prateleira comporta até 2 garrafas de vinho tamanho padrão. Você ainda pode colocar mais 2 garrafas na parte de baixo do compartimento, totalizando 12 vinhos.
A adega Brastemp All Black ainda tem um alarme que é acionado em caso de qualquer problema no seu interior, evitando perdas e danos aos seus vinhos.
PRÓS
- Alarme para comunicar qualquer problema;
- Design elegante e compacto.
CONTRAS
- Indicada apenas para vinhos tintos;
- Não é uma adega com compressor.
5 – Electrolux 12 garrafas
Para quem busca bom preço e design arrojado, para armazenar vinhos tintos
Esta adega da Electrolux para 12 garrafas tem um ótimo preço e utiliza sistema termoelétrico de refrigeração que garante uma temperatura estável, com muito menos ruído. E ainda vem com porta de vidro duplo temperado – oferecendo melhor isolação térmica para seus vinhos.
A temperatura pode ser ajustada entre 12ºC e 18 ºC – Ideal para vinhos tintos – e seu interior é bem distribuído em 6 prateleiras cromadas, ergonômicas e removíveis – que proporcionam versatilidade e acomodam o vinho na posição ideal para melhor manuseio.
Ideal para qualquer espaço em sua casa, é um modelo com design sofisticado e compacto, e tem acabamento em alumínio escovado – para maior durabilidade.
Para visualizar seu estoque não é necessário abrir a porta para nada, já que vem com luz em Led branco e porta em vidro. E os ajustes podem ser feitos através do painel externo Touch Control.
Tem um modo economia de energia, que o painel apaga por completo, parecendo até que sua adega está desligada, mas ela continua refrigerando. E a função trava painel que impede que sejam feitas alterações indesejadas de configuração.
PRÓS
- Preço;
- Porta de vidro duplo;
- Bivolt.
CONTRAS
- Indicada apenas para vinhos tintos;
- Não é uma adega com compressor.
6 – Philco 24 garrafas
Com dois compartimentos com regulagens separadas de temperatura
Esta adega da Philco com capacidade para até 24 garrafas, é do tipo Dual Zone, ou seja, tem dois compartimentos com regulagens separadas de temperatura. Ideal para bebidas com diferentes características de armazenamento – como vinhos brancos e tintos.
Seu display eletrônico de controle de temperatura, separado para cada compartimento, permite ajustes entre 8°C a 18°C no compartimento superior e 12°C a 18°C no compartimento inferior.
A porta com vidro temperado duplo mantém as bebidas protegidas da luz e da temperatura externa, que em complemento ao sistema de resfriamento termoelétrico, ajudam na conservação das bebidas e garantem um equipamento com baixo nível de ruído.
Tem acabamento espelhado, sendo uma adega elegante que deixa qualquer canto de sua casa com um ar mais sofisticado. Além disso, vem com iluminação interna em Led e prateleiras cromadas, deslizantes e reguláveis que facilitam o manuseio das garrafas.
PRÓS
- Baixo nível de ruído;
- Porta de vidro duplo;
- Acabamento espelhado.
CONTRAS
- Não é uma adega com compressor.
- Alguns relatos de que a parte superior não refrigera adequadamente.
Guia Prático
Uma adega climatizada é um refrigerador que conserva o vinho na temperatura de consumo ideal e fornece uma umidade relativa adequada.
Caraterísticas a considerar antes de comprar uma adega:
Temperatura, deverá verificar se a temperatura de refrigeração da adega atende a seus tipos de vinho preferidos. Este aspeto é fundamental para que possa armazenar e consumir-los na temperatura ideal. Aqui você poderá ver a temperatura ideal para cada tipo:
Tipo de Vinho | Temperatura Ideal |
---|---|
Tinto | 13 – 18 ºC |
Branco | 8 – 12 ºC |
Espumante | 5 – 7 ºC |
Capacidade: número de garrafas a serem armazenadas.
Design: deverá verificar se os detalhes e acabamentos combinam com seu ambiente.
Dimensões: é importante verificar o espaço disponível para instalação.
Preço: cabe no seu bolso?
Veja Também:
Achou essas informações úteis?
Compartilhe com aquele seu amigo que adora vinhos, mas está precisando de uma ajudinha para cuidar melhor deles.